quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sapateiras sob a cama

Um dos grandes dilemas femininos atualmente é: onde guardar os sapatos??? Principalmente se não há espaço para um mega closet em casa! Estava vivendo este dilema depois de vir morar no atual apartamento, e isto me deixou "matutando" uns dias... até que... Plim! Tá! Eu me viro! Resolvi ocupar o espaço sob minha velha e boa cama convencional, o que resolveria dois problemas: 1) Onde guardar sapatos? e 2) Como evitar esconder bagunças sob a cama??? Hahaha!

A solução? "Gavetas" com rodízios sob a cama! Como a pessoa que vos escreve é uma arquiteta, nada de sair encomendando gavetas de qualquer forma, sem antes calcular tudo nos seus mínimos detalhes!

Medi cuidadosamente o espaço disponível entre os pés da cama: largura, comprimento e, muito importante: a altura sob as traves da cama, para calcular todas as dimensões das gavetas. O espaço a ocupar media 184 x 75 x 25 cm. O segundo passo foi decidir a quantidade de gavetas (optei por 4) e dividir o espaço levando em consideração também o tamanho dos meus calçados.

Depois de alguns testes (juntei os sapatos de várias formas no chão) descobri qual seria a medida que permitia maior aproveitamento das gavetas. Pra facilitar a vida de vocês, compartilho que as medidas foram  45 x 70 x 16 cm - minha cama é de solteiro convencional, com 80cm de largura. Ao encomendar as caixas na fábrica de mdf, pedi que elas tivessem 45x75cm de medida INTERNA e 16cm de altura EXTERNA. Com estas dimensões, as 4 caixas lado a lado somam cerca de 182 cm, e à altura da caixa somam-se cerca de 6cm dos rodízios, deixando mais baixo que as traves da cama apenas o suficiente para puxar com conforto. Abaixo uma maquete com as medidas:

Tuuuudo decidido e calculado, encomendei as caixas numa fábrica de mdf daqui de BH, que me pediu R$45,00 por cada "caixa" (em maio/2011) e uma semana para entrega. Enquanto aguardava, providenciei o restante do material necessário:

  • Rodízios de silicone (4 por caixa - 2 com freio, 2 sem freio)

  • Parafusos de finca (vêm de "brinde" na compra dos rodízios)
  • Fundo nivelador (ou fundo preparador - prepara a madeira para receber a tinta)
  • Tinta látex branca (a mesma de pintar paredes)
  • Cera em pasta incolor (aquela Ingleza, da lata)
  • Lixas para madeira n°300 e n°400
  • Rolinho para tinta
  • Papel Contact branco (olha ele aí dinovo!)

Comecei lixando as caixas com a lixa n°300, pois mesmo que o MDF esteja novinho em folha é preciso lixá-lo para evitar que pequenas rebarbas (quase pelos) "levantem" com a tinta, comprometendo o acabamento da peça. Quem me ensinou isto e também a técnica que usei nestas caixas, foi a  Jaci Borba, grande amiga da Amoreco Boniteco em BH. Depois de lixar, ficou assim:
Depois de lixar, na foto, é igual a antes de lixar...

Uma rápida limpeza com pano úmido, para tirar o pó, e segui para a pintura, que começou com uma camada de fundo nivelador (ou fundo preparador). Deixei secar de um dia para o outro, e lixei novamente, agora com a lixa n°400. Mais uma limpeza com paninho e parti para a tinta látex, com a diluição recomendada na embalagem. Depois da primeira demão eu lembrei de tirar uma foto:

Não pintei o fundo, mais pra frente explico o porquê. A parte inversa do fundo também não pintei... por preguiça e total falta de necessidade. Foram três demãos de tinta, lixando entre elas. Para lixar, a tinta deve estar bem seca, o que torna necessário esperar pelo menos umas três horas entre demãos.

A técnica que utilizei foi a de enceramento, que é muito simples: depois de completamente seca a última demão, passei uma generosa camada de cera incolor e deixei secar. Depois dei um polimento, com uma flanela seca e limpa. É suficiente para que a superfície fique impermeabilizada e com um brilho discreto. Para utilizar esta técnica é importante usar tecidos bem limpos e preferencialmente brancos nas duas fases, para evitar manchas.

O fundo da caixa foi revestido de Contact (que sorte! a largura interna da caixa foi a mesma do rolo de Contact - 45cm), pois facilita a limpeza, já que esta parte fica em contato com a sola dos sapatos. Depois fixei os rodízios, e ficaram prontas!!!
Para facilitar o dia a dia, organizei os calçados por utilização: dia-a-dia/trabalho, tênis e rasteira (no singular... acabei de descobrir que só tenho uma!), sapatos de salto/festa, botas e chinelos. 

No começo elas ficavam lindamente organizadas, mas a aquisição de alguns (muitos) calçados me obrigou a ir modificando a posição dos calçados. Inicialmente os pares eram colocados de pé, alinhados. Cabiam cinco pares lado a lado + tres pares na frente, oito por gaveta. Depois descobri que cabia mais colocando os pares de pé, um ao contrário do outro. A gaveta de tênis ainda é mais ou menos assim:
Não desanimem... os tênis ocupam mais espaço que os
outros calçados, por isto cabem poucos.
Depois foi necessário colocar os sapatos de lado na gaveta do dia-a-dia. A gaveta de sapatos de festa tá meio bagunçada, pois não adianta colocá-los de lado... calculo que alguns pares migrarão para a gaveta de tênis. As botas não cabem todas na gaveta. Deixo duas no guarda-roupas e vou trocando-as conforme as uso. A foto abaixo mostra a primeira gaveta na posição na qual costumo puxá-la de segunda a sexta.
E vocês? Animados com a possibilidade de organização dos sapatos? Espero ter contribuído!!! Se pesquisarem pela internet, encontrarão outras soluções parecidas, utilizando gavetas velhas, decks de madeira, cama auxiliar sem o colchão, entre outras. Mãos à obra!!!

3 comentários:

  1. Muuuito legal, mas acho que não funciona muito bem com cama BOX. ADOREI tbm!

    ResponderExcluir
  2. Ameeeeei, vou fazer tb!
    Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  3. Micro Touch Titanium Trimmer - Retroviral Dining System - Home
    MicroTouch Titanium Trimmer. Made of titanium bolt titanium titanium earring posts steel. titanium (iv) oxide Made of titanium stainless steel. titanium damascus knives Made of titanium steel. Rating: 5 · ‎1 review chi titanium flat irons

    ResponderExcluir