segunda-feira, 16 de julho de 2012

Espelho do hall dos quartos

Há muito tempo eu venho tentando fotografar as fases de cada vez que eu me viro com alguma coisa, pois a ideia do blog já é antiga. A parte boa, é que eu tenho material pra alguns posts. A parte ruim é que agora que estou escrevendo o blog percebi que não fotografei muito o "passo a passo", o que complica um pouco mostrar como cada item foi confeccionado/modificado. Sendo assim, já adianto que nestes primeiros posts me esforçarei a compensar em texto o que falta em imagens...



Pra começar, vou mostrar um espelho de parede, cuja ideia foi desenvolvida em conjunto com minha amiga (também arquiteta) com quem divido o apartamento, Maura Braga. Aqui tem um "hall" de quartos em vez de um corredor, e costumamos nos arrumar pras baladas em frente a este espelho, que nos mostra de corpo inteiro, e por estar num "cômodo" pequeno e todo branco, permite até iniciar a maquiagem (normalmente finalizada no espelho do banheiro, com mais luz).

Foi simples de executar. Usamos dois espelhos destes que encontramos em supermercados, que a Maura tinha acumulados de ex-moradoras que os abandonaram... O material utilizado foi:

  • Dois espelhos de 30x90cm


  • Fita dupla-face de alta resistencia  

  • Fita-espelho (cerca de 3,5m)
Aqui usamos uma que tem espelhos de 1x1cm. Em Belo Horizonte encontro desta fita à venda na Galeria do Ouvidor e em casas especializadas em artesanato.

  • Cola de contato (daquelas de sapateiro) em bisnaga
A fita usada foi a que tem os espelhos com 1x1cm. Aqui em Belo Horizonte é possível compra-la em casas especializadas em artesanato, como as da Galeria do Ouvidor, e também nas especializadas em isopor, pois a fita é utilizada em produtos para decoração de festas infantis.

O primeiro passo foi retirar os espelhos de suas respectivas molduras, rasgando o papel craft que fica na parte de trás do espelho. Depois marcamos a altura em que os espelhos deveriam ser fixados, de forma a mostrar-nos de corpo inteiro. Colamos a fita dupla-face na parte de trás dos espelhos e os fixamos, um ao lado do outro, no local marcado. Apesar de haver "emenda" nos espelhos, isto não atrapalha a sua utilização. O espelho foi colado diretamente na parede.

Concluída a fixação, partimos para a execução da moldura. Colamos, com cola de contato, a fita espelhada no borda de todo o espelho. Como a cola de contato tem cheiro forte, talvez seja necessário usar uma máscara, ou simplesmente preparar-se de fazer a colagem por etapas. Eu colei cerca de 30cm por vez, até porque não é possível colar com rapidez, pois a fita tende a esticar durante a colagem e deixar os espelhinhos fora do alinhamento, então é preciso colar com calma e fazer um pouco de força para que a fita fique firme, sem escorrer (cuidado para não passar cola demais). 

A fita tem emendas, geralmente feitas em fita crepe no verso, e com espelhos com menos de 1cm no sentido do comprimento. Na execução deste espelho utilizei estes "retalhos" para acertar a moldura, pois os espelhos não tinham uma medida muito exata. Portanto, ao trabalhar com a fita espelhada aconselho guardar estas sobras para possíveis arremates.

O resultado final é o da foto abaixo. O móvel branco também revestido de fita espelho é assunto para outro post! Espero que gostem!


Um comentário: