sexta-feira, 15 de março de 2013

Cadernos Personalizados



Com a volta às aulas Na época da volta às aulas, resolvi publicar a minha última "aventura" DIY: a confecção dos cadernos da minha afilhada e sobrinha ,a Júlia. (só que aconteceram algumas muitas coisas a resolver e esqueci de terminar o post e publicar... peço desculpas!)

Minha irmã estava preocupada com o peso que ela carregaria na mochila pois, como ela já tem 9 anos, a escola "permitiu" o uso de cadernos de arame. Adivinha se a partir de então ela aceitava caderno "brochurão"??? Necas de pitibiriba (acho que nunca havia escrito esta expressão antes, haha)!!! Quando a mãe dela me relatou a preocupação com o peso dos cadernos, uma vez que os de arame têm a partir de 96 folhas, tive a ideia de confeccionar cadernos com menos folhas, de acordo com cada matéria. Ideia na cabeça, fiquei "matutando" até que me veio a solução: Tá! Eu me viro!

Para confeccionar os 7 cadernos, compramos 5 blocos de refil de fichário e os dividimos em 2 cadernos de 96, 2 de 48 e 3 de 64 folhas. Já que eu iria confeccionar os cadernos, por que não deixá-los ainda mais personalizados, com fotos dela? Pedi à minha irmã que selecionasse algumas fotos bem bonitas e me encaminhasse (minha irmã é fotógrafa... imaginem a quantidade de fotos que ela tem!).

Passei uma noite quase inteira selecionando as melhores fotos, desde os 6 meses até os 9 anos de idade. Depois fiz cópia de cada uma delas e as alterei para preto e branco (p&b), logo depois copiei e colei (Ctrl+C e Ctrl+V, literalmente) num arquivo de Paint. Sim! Paint, o antigo e bom "PaintBrush". Às vezes acho mais fácil e rápido usar esse programa mega simples de imagens, e como gosto dele vou me aprerfeiçoando, e consigo resultados bons.

Montei um fundo com as fotos em p&b, ajustei o tamanho do arquivo (o que diminuiu o tamanho das fotos com relação às originais) e salvei. Depois foi "só" copiar e colar uma bela foto em cores e adicionar o nome dela em vermelho (ela agora tá na fase de amar essa cor). Fiz isso 7 vezes, sempre ajustando um pouco a imagem de fundo, de acordo com a foto principal a ser inserida. Depois gerei arquivos em pdf, pra garantir que não houvessem alterações involuntárias na hora de imprimir. Abaixo, a imagem base e uma das capas:

Levei pra imprimir na Hiper Cópias, e a moça de lá Graças a Deus me convenceu a imprimir as capas em papel adesivo, o que facilitou muito a montagem das capas. Já com os adesivos impressos, tirei uma foto de todo o material utilizado:
Para as 7 capas:
 - 2 folhas de papel paraná (papelão de fazer caixas e maquetes);
 - 5 blocos de 96 folhas pautadas com microsserrilha;
 - 1 folha de papel de presente preto com poás;
 - Cola branca;
 - Fita adesiva de demarcar piso (vermelha);
 - 7 capas impressas em etiqueta tamanho A4, de couché fosco;
 - 14 folhas ofício brancas, com gramatura próxima à das cartolinas.
"Instrumentos": Estilete, esquadro, lapiseira e pincel.

Comecei cortando o papel paraná num tamanho um pouco maior que as folhas do recheio  do caderno. Em seguida cortei também o papel de presente para as contra-capas.
Nas contra-capas colei o papel de presente, para posteriormente dar acabamento com a fita adesiva vermelha, como se fosse um viés. Nas capas, marquei com lapiseira a espessura que queria do "viés" e colei a fita nesta marcação:

Concluída esta etapa de colocar o acabamento das laterais em vermelho, utilizei cola branca diluída em água para colar uma folha branca na face interna das capas e contra-capas:

A dica de utilizar um tecido no processo de colagem, é válida também na colagem de papel com cola branca. Evita bolhas no que está sendo colado e nas mãos! A mesma técnica que se usa para papel contact, e que usei também na aplicação das capas adesivas:

Coladas as capas adesivas, separamos as quantidades de folhas que queríamos para cada matéria e distribuímos "recheando" as capas e contra-capas. Levei para encadernar na Futura, que cobrou cerca de R$ 2,50 para encadernar com arame do tipo "wire-o" na cor prata. Abaixo uma imagem dos 7 cadernos já prontos:
A foto abaixo mostra a capa e a contra-capa de um dos cadernos:

Deu um trabalhão... mas a carinha de feliz da Júlia, e a promessa de que iria melhorar a letra (vou cobrar isto!), pagam tudo! Por falar em pagar, fizemos as contas e chegamos à conclusão de que cada caderno saiu por R$ 9,86, bem abaixo dos R$ 25 que em média cobram por cadernos de 96 folhas com capas personalizadas!

Até a próxima aventura DIY!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário